sexta-feira, janeiro 19, 2007
Pão de ló com merengue de limão
Ingredientes:
8 ovos
40 g + 40 g + 80 g de açúcar
30 g de farinha de arroz
40 g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 limão
Sal
Vaqueiro Culinesse
Caramelo líquido ou mel escuro (opcional)

Preparação:
Ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Parta os ovos separando as gemas das claras e pondo de lado 2 claras. Bata as gemas com 40 g de açúcar na batedeira eléctrica até obter um creme muito fofo e esbranquiçado.
Entretanto peneire as farinhas com o fermento em pó. Adicione à gemada as farinhas peneiradas e a casca do limão ralada, misturando delicadamente com uma espátula, sem bater. Junte uma pitada de sal às 6 claras, bata-as com a batedeira e quando começarem a ficar em espuma adicione 40 g de açúcar e continue a bater até estarem em castelo bem firme. Envolva-as delicadamente no preparado anterior e deite a massa numa forma, previamente untada com Vaqueiro Culinesse e polvilhada com farinha.
Leve ao forno e deixe cozer durante cerca de 45 minutos. Desenforme e deixe arrefecer um pouco.
Entretanto, bata as 2 claras que sobraram com o sumo do limão, em banho-maria até estarem em espuma. Nessa altura vá adicionando os restantes 80 g de açúcar, a pouco e pouco e sem parar de bater. Quando o merengue estiver brilhante e espesso, retire do lume. Se quiser obter um efeito marmoreado, adicione ao merengue um pouco de caramelo líquido ou de mel, em fio. Misture grosseiramente com uma espátula e espalhe cuidadosamente sobre o bolo.
 
posted by Acessories - My Hobby at 7:15 da tarde | Permalink |


0 Comments: